Princípio da Primeira Menção


“O PRINCÍPIO DA PRIMEIRA MENÇÃO”

I.       DEFINIÇÃO
         O Princípio da Primeira Menção é o princípio pelo qual interpretação de qualquer versículo é ajudada por uma consideração da primeira vez em que o assunto em questão aparece nas Escrituras.

II.      AMPLIFICAÇÃO
         Em geral, a primeira vez em que algo é mencionado nas Escrituras traz consigo um significado que é consistente em toda a Bíblia.
        
A Primeira Menção é:
         - Uma chave que destranca a porta e nos introduz na verdade plena
         - Um portal para o caminho da verdade, uma porta que nos leva ao caminho da verdade
         - Um guia à descoberta da verdade em sua revelação progressiva
         - O primeiro elo de uma longa corrente de revelação
         - Uma semente que traz em seu interior a verdade completa a ser desenvolvida em      
todas as suas menções subseqüentes.

         Isto pressupõe que a Bíblia é considerada um livro completo ao invés de uma mera compilação de livros. Muito embora ela tenha muitos autores humanos, em última análise, há realmente somente um Autor – Deus. Hb 1:1 nos diz o seguinte: “Deus falou antigamente aos pais pelos profetas.” Em  Jr 15:19, Deus disse ao profeta: “Tu serás como a Minha boca.” Muito embora os escritores da Bíblia fossem como muitos porta-vozes, há somente um Autor Divino de todas as Escrituras. A Bíblia é a Palavra de Deus. Uma vez que Deus conhece o fim desde o princípio, como Autor Ele pôde formular na Primeira Menção de alguma coisa aquilo que a caracteriza em sua revelação progressiva.

         Ao escrever as Escrituras, Deus usou o método literário da Primeira Menção no sentido de que Ele indicou, através da Primeira Menção de assuntos bíblicos, as verdades, em Sua mente, que deveriam estar ligadas com os assuntos de menções subseqüentes. Isto pode ser ilustrado em seis áreas principais que envolvem o uso da Primeira Menção: (a) Princípios; (b) Eventos; (c) Símbolos; (d) Pessoas; (e) Lugares;  e (f) Profecias.

A.     Princípios: Deus utilizou o método da Primeira Menção ao introduzir uma grande variedade de princípios nas Escrituras. Geralmente, a Primeira Menção de um princípio deve ser considerada em a sua demonstração, ao invés de sua representação numa palavra. Ao referirmo-nos à Primeira Menção de um princípio, não estamos nos referindo à Primeira Menção da Palavra que abrange o princípio, mas estamos nos referindo à primeira demonstração deste princípio. Por exemplo, ainda que Gn 15:6 seja o primeiro uso da palavra “crer”, o princípio da fé é demonstrado em Gn 3:20,21. Portanto, a primeira menção de fé deveria ser considerada em Gn 3, ao invés de  Gn 15.

         O uso de Deus da Primeira Menção com relação a princípios bíblicos é através da demonstração ao invés do significado de palavras. Nas Escrituras, Deus demonstrou os princípios antes e rotulá-los. Portanto, Deus, na Primeira Menção (demonstração) de um princípio bíblico, nos deu a verdade completa em forma de semente.

         Gn 1:1-3:                    Primeira Menção do princípio do acordo do Espírito e da Palavra
                                          “O Espírito de Deus Se movia... e Deus disse...”
         Gn 1:27,28:                 Primeira Menção do princípio reino e domínio
         Gn 3:21:                     Primeira Menção do princípio de sacrifício substitutivo

B.     Eventos:  Deus utilizou o Método da Primeira Menção ao lidar com eventos nas Escrituras. Na Primeira Menção de eventos bíblicos, a verdade completa foi dada em forma de semente.

         Gn 1:1                        Primeira Menção do evento da Criação
         Gn 3:1-7                     Primeira Menção do evento da queda do homem
         Gn 6-8                       Primeira Menção do evento do Dilúvio

C.     Símbolos:  Deus utilizou o método da Primeira Menção ao introduzir o que se tornaria um símbolo nas Escrituras. O elo entre aquilo que se torna um símbolo e o que é simbolizado são as características comuns a ambos.

         Coisas usadas como símbolos          Características comuns         Coisas simbolizadas

Na primeira menção daquilo que se torna um símbolo, a verdade total encontra-se em forma de semente.

         Gn 1:9,10                   Primeira Menção de “Mares” que se tornam um símbolo
         Gn 1:11,12                  Primeira Menção de sementes e fruto, que se tornam símbolos
         Gn 1:14-18                 Primeira Menção de sol, lua, e estrelas, que se tornam símbolos

D.     Pessoas:  Deus utilizou o método da Primeira Menção ao apresentar personalidades nas Escrituras. Na primeira menção de pessoas na Bíblia, a verdade completa de suas características é dada em forma de semente.

         Gn 1:1                        Primeira Menção da Pessoa de Deus
         Gn 1:26,27                  Primeira Menção de Adão e Eva
         Gn 4:1,2                     Primeira Menção de Caim e Abel
        
E.      Lugares:  Deus utilizou o método da Primeira Menção ao lidar com os lugares das Escrituras. Assim sendo, na Primeira Menção dos lugares da Bíblia, a verdade total do seu caráter e importância é dada em forma de semente.

         Gn 2:8:                       Primeira Menção do Éden
         Gn 10:10:                   Primeira Menção da Babilônia
         Gn 22:2:                     Primeira Menção do Monte Moriá

F.      Profecias: Deus utilizou o método da Primeira Menção nos temas proféticos das Escrituras. Assim sendo, na Primeira Menção de assuntos proféticos, a verdade completa é dada em forma de semente.

         Gn 3:15:                     Primeira profecia messiânica mencionada
         Gn 12:2,3:                   Primeira profecia da Aliança Abraâmica mencionada
         Gn 25:23:                   Primeira profecia sobre Esaú/Edom mencionada

         Estas ilustrações mostram que o método literário da primeira menção de se escrever as Escrituras dá origem ao Princípio da Primeira Menção de interpretação das Escrituras.

III.    QUALIFICAÇÃO
A.      O primeiro passo ao usarmos o Princípio da Primeira Menção é o de localizarmos com precisão a Primeira Menção.

B.      Nunca recorra somente à Primeira Menção de uma palavra na Bíblia. Ao invés, tente descobrir se o princípio desta palavra foi demonstrado antes do seu uso.

C.      Nenhuma menção subseqüente de um assunto deveria ser usada para se contradizer ou violar o que se encontra na primeira menção.

D.      O Princípio da Primeira Menção pode ser usado com relação a todos os assuntos, mas as suas limitações deveriam ser mantidas sempre em mente. Ela não deveria ser enfatizada em demasia. Ao invés, ele deve ser mantido em sua perspectiva apropriada.

E.      O Princípio da Primeira Menção nunca deveria ser usado sozinho para se interpretar um versículo, pois ele é insuficiente para uma interpretação completa. Este princípio deve ser usado juntamente com outros.







IV.    DEMONSTRAÇÃO

A.     Princípios (usar como e xemplo –fazer junto com a classe)
         1. “Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, através da redenção que há em Cristo Jesus, ao Qual Deus propôs para ser uma propiciação através da fé em Seu sangue...”       Rm 3:24,25
        
Pontes:
·   Histórica: romanos (carta de romanos);
·   Cultural: Graça romana
·   Geográfica:
·   Lingüística: Graça

Assunto: O assunto destes versículos é a justificação pela graça através da fé no sangue de Jesus.

Contexto da passagem:

Primeira Menção:

A.    A interpretação destes versículos é grandemente auxiliada através da consideração da primeira demonstração do princípio em Gn 3:21.
B.     Com a queda do homem, Deus veio em graça e executou a penalidade de morte sobre uma vítima substitutiva.
C.    Este versículo subentende um derramamento de sangue pelo fato de que Adão e Eva foram vestidos com túnicas de peles fornecidas pela morte de um animal.
D.    Adão e Eva foram, portanto, justificados pela graça através da fé no sangue.
E.     Eles foram “vestidos” na morte de outro.
F.     A Primeira Menção deste princípio é uma semente que traz em seu bojo a verdade completa da doutrina da justificação pela graça através da fé no sangue.



         2. Zc 4:6“Não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.”  

Pontes:
·   Histórica: romanos (carta de romanos);
·   Cultural: Graça romana
·   Geográfica:
·   Lingüística: Graça


Assunto:
A.    Esta palavra foi dada a Zorobabel pelo Senhor como uma palavra de encorajamento, para ele não depender da força natural, mas para depender do poder do Espírito.
B. Ao consultarmos a primeira demonstração do princípio das operações do Espírito em Gn 1:2, o assunto recebe uma iluminação.
C.    Descobrimos o Espírito movendo-Se de uma forma que seria impossível para o homem em sua força natural.

Contexto da passagem:

Primeira Menção:
A.    A importância de Gn 1:2 com relação a este princípio é que ele salienta que foi através do poder do Espírito que a força do mundo natural foi criada.
B. Assim sendo, por que Zorobabel deveria desejar depender da força natural inferior, quando ele poderia depender do poder espiritual maior que criou o inferior?



B.     Eventos

1.     “E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento até o dia em que Noé entrou na Arca, e veio o dilúvio e os consumiu a todos”. Lc 17:26,27

Pontes:
·   Histórica:
·   Cultural:
·   Geográfica:
·   Lingüística:

Assunto: O assunto destes versículos é a corrupção da humanidade nos dias de Noé, que causou o evento do dilúvio.


Contexto da passagem: Lc 17:20-37 – assunto: A vinda do filho do homem (2ª vinda)


Primeira Menção:
A.    A Primeira Menção deste evento encontra-se em Gn 6-8. Em Gn 6:1-13, o pano de fundo do evento é visto como sendo a corrupção da humanidade.
B.     Aí então, Gn 7:11-24 faz a narrativa do juízo de Deus sobre toda a terra através da água.
C.    Deus preservou um remanescente fiel, Noé e sua família, da destruição através do dilúvio.
D.    Assim sendo, a nossa compreensão destes versículos de Lucas, baseia-se na Primeira Menção deste evento encontrado em Gênesis.


         2. “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens; porisso que todos pecaram”.Rm 5:12
           

Pontes:
·   Histórica:
·   Cultural:
·   Geográfica:
·   Lingüística:

Assunto: O assunto deste versículo é a entrada do pecado e da morte ao mundo através de um homem.
           
Contexto da passagem:  


Primeira Menção:

A.    Este versículo é uma menção subseqüente de um evento mencionado primeiramente em Gn 3:1-7.
B.     Estes versículos registram a queda do homem, na qual o primeiro pecado ocorreu, resultando na entrada da morte.

C.    Ao examinarmos Gn 2:17, descobrimos que a morte veio como resultado do pecado. 
D.    O único homem através do qual o pecado entrou foi Adão.
E.     O pecado inicial foi que ele comeu do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.
F.     Este ato tornou Adão e a sua semente, sujeitos à morte.
G.    Portanto, a primeira menção deste evento em Gênesis nos dá os detalhes históricos necessários para compreendermos a afirmação doutrinária de Romanos.



C.     Símbolos

         1. Os quatro ventos do céu combatiam no mar grande, e quatro animais grandes subiam do mar...”  Dn 7:2,3
         Contexto passagem: Daniel 7
        
         Nestes versículos, o mar é usado como um símbolo.
         A Primeira Menção do mar encontra-se em Gn 1:9,10.
         Muito embora a Primeira Menção do mar não interprete o símbolo, ela revela de fato certas características do que mais tarde se torna um símbolo.
          As características do mar vistas em Gênesis são a vastidão e a complexidade de movimentos. Estas informações ajudam na interpretação dos versículos de Daniel.

         2. “Uma é a glória do sol, e outro a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória doutra estrela. Assim também é a ressurreição do mortos”. 1Co 15:41,42
  O assunto aqui são as diferentes glórias dos corpos celestes. A Primeira Menção do sol, lua, e estrelas encontra-se em Gn 1:14-18. Nesta passagem, o sol é citado como sendo a luz maior que governa o dia, a lua é a luz menor que governa a noite, e as estrelas são citadas como fazendo parte da noite. Eles foram dados para se dividir a luz das trevas, para iluminarem a terra, e para serem por sinais, estações, dias, e anos. Estes corpos celestes são caracterizados pelo governo e as variadas glórias em seu porte de luz, o que auxilia na compreensão da importância das afirmações de 1Co 15:41,42.


D.     Pessoas

         1. “E ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, e Satanás e o amarrou por mil anos.”  Ap 20:2
        
         2. “E irá adiante dele no Espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os desobedientes à sabedoria dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.”  Lc 1:17
              

E.            Lugares

         1. “Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas que, semelhantemente se entregaram a fornicação... foram postas por exemplo, sofrendo a vingança do fogo eterno.”  Jd 7
              

         2.  “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei virá a ti, Justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumento.”  Zc 9:9
              

F.            Profecias

         1. “Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus Lhe dará o trono de Davi, Seu Pai; e reinará eternamente na casa de Jacó e o Seu Reino não terá fim.” Lc 1:32,33
              

2.     “Portanto, o Próprio Senhor vos dará um sinal; eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o Seu nome será Emanuel.”  Is 7:14 



8 comentários:

  1. Me ajudou muito na interpretação das mensagens bíblicas. Que Deus continuo levantando pessoas assim, dispostas à contribuir para o Reinos da Luz.

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  2. Me ajudou muito !!! Deus abençoe !!!

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  3. Deus é Fiel. Tudo pode ser mudado através da oração

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  4. Missões se faz com os pés dos que vão com com os joelhos dos que ficam e com as mãos dos que contribuem

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