“O PRINCÍPIO DA PRIMEIRA
MENÇÃO”
I. DEFINIÇÃO
O Princípio
da Primeira Menção é o princípio pelo qual interpretação de qualquer versículo
é ajudada por uma consideração da primeira vez em que o assunto em questão
aparece nas Escrituras.
II. AMPLIFICAÇÃO
Em geral, a primeira vez em que algo
é mencionado nas Escrituras traz consigo um significado que é consistente em
toda a Bíblia.
A Primeira Menção é:
- Uma chave que destranca a porta e nos
introduz na verdade plena
- Um portal para o caminho da verdade, uma
porta que nos leva ao caminho da verdade
- Um guia à descoberta da verdade em sua
revelação progressiva
- O primeiro elo de uma longa corrente de
revelação
- Uma semente que traz em seu interior a
verdade completa a ser desenvolvida em
todas as suas
menções subseqüentes.
Isto pressupõe que a Bíblia é
considerada um livro completo ao invés de uma mera compilação de livros. Muito
embora ela tenha muitos autores humanos, em última análise, há realmente
somente um Autor – Deus. Hb 1:1 nos diz o seguinte: “Deus falou antigamente aos pais pelos profetas.” Em Jr
15:19, Deus disse ao profeta: “Tu serás
como a Minha boca.” Muito embora os escritores da Bíblia fossem como muitos
porta-vozes, há somente um Autor Divino de todas as Escrituras. A Bíblia é a
Palavra de Deus. Uma vez que Deus conhece o fim desde o princípio, como Autor
Ele pôde formular na Primeira Menção de alguma coisa aquilo que a caracteriza
em sua revelação progressiva.
Ao escrever as Escrituras, Deus usou o
método literário da Primeira Menção no sentido de que Ele indicou, através da
Primeira Menção de assuntos bíblicos, as verdades, em Sua mente, que deveriam
estar ligadas com os assuntos de menções subseqüentes. Isto pode ser ilustrado
em seis áreas principais que envolvem o uso da Primeira Menção: (a) Princípios;
(b) Eventos; (c) Símbolos; (d) Pessoas; (e) Lugares; e (f) Profecias.
A. Princípios: Deus utilizou o método da Primeira Menção ao
introduzir uma grande variedade de princípios nas Escrituras. Geralmente, a
Primeira Menção de um princípio deve ser considerada em a sua demonstração, ao
invés de sua representação numa palavra. Ao referirmo-nos à Primeira Menção de
um princípio, não estamos nos referindo à Primeira Menção da Palavra que abrange o princípio, mas
estamos nos referindo à primeira demonstração
deste princípio. Por exemplo, ainda que Gn 15:6 seja o primeiro uso da palavra “crer”, o princípio da fé é
demonstrado em Gn 3:20,21. Portanto,
a primeira menção de fé deveria ser considerada em Gn 3, ao invés de Gn 15.
O uso de Deus da Primeira Menção com
relação a princípios bíblicos é através da demonstração ao invés do significado
de palavras. Nas Escrituras, Deus demonstrou os princípios antes e rotulá-los.
Portanto, Deus, na Primeira Menção (demonstração) de um princípio bíblico, nos
deu a verdade completa em forma de semente.
Gn
1:1-3: Primeira
Menção do princípio do acordo do Espírito e da Palavra
“O Espírito de Deus Se movia... e Deus
disse...”
Gn 1:27,28: Primeira
Menção do princípio reino e domínio
Gn
3:21: Primeira
Menção do princípio de sacrifício substitutivo
B. Eventos: Deus utilizou
o Método da Primeira Menção ao lidar com eventos nas Escrituras. Na Primeira
Menção de eventos bíblicos, a verdade completa foi dada em forma de semente.
Gn
1:1 Primeira
Menção do evento da Criação
Gn
3:1-7 Primeira Menção
do evento da queda do homem
Gn
6-8 Primeira
Menção do evento do Dilúvio
C. Símbolos: Deus utilizou
o método da Primeira Menção ao introduzir o que se tornaria um símbolo nas
Escrituras. O elo entre aquilo que se torna um símbolo e o que é simbolizado
são as características comuns a ambos.
Coisas
usadas como símbolos Características comuns Coisas simbolizadas
Na primeira menção daquilo que se torna um
símbolo, a verdade total encontra-se em forma de semente.
Gn
1:9,10 Primeira Menção
de “Mares” que se tornam um símbolo
Gn
1:11,12 Primeira Menção
de sementes e fruto, que se tornam símbolos
Gn
1:14-18 Primeira Menção de
sol, lua, e estrelas, que se tornam símbolos
D. Pessoas: Deus utilizou
o método da Primeira Menção ao apresentar personalidades nas Escrituras. Na
primeira menção de pessoas na Bíblia, a verdade completa de suas
características é dada em forma de semente.
Gn
1:1 Primeira Menção
da Pessoa de Deus
Gn
1:26,27 Primeira Menção
de Adão e Eva
Gn
4:1,2 Primeira
Menção de Caim e Abel
E. Lugares: Deus utilizou
o método da Primeira Menção ao lidar com os lugares das Escrituras. Assim
sendo, na Primeira Menção dos lugares da Bíblia, a verdade total do seu caráter
e importância é dada em forma de semente.
Gn
2:8: Primeira Menção
do Éden
Gn
10:10: Primeira Menção
da Babilônia
Gn
22:2: Primeira
Menção do Monte Moriá
F. Profecias: Deus utilizou o método da Primeira Menção nos temas
proféticos das Escrituras. Assim sendo, na Primeira Menção de assuntos
proféticos, a verdade completa é dada em forma de semente.
Gn
3:15: Primeira
profecia messiânica mencionada
Gn
12:2,3: Primeira
profecia da Aliança Abraâmica mencionada
Gn
25:23: Primeira profecia
sobre Esaú/Edom mencionada
Estas ilustrações mostram que o método literário da primeira menção de
se escrever as Escrituras dá origem ao Princípio
da Primeira Menção de interpretação das Escrituras.
III. QUALIFICAÇÃO
A. O primeiro passo ao usarmos o Princípio da Primeira Menção
é o de localizarmos com precisão a Primeira Menção.
B. Nunca recorra somente à Primeira Menção de uma palavra na Bíblia. Ao
invés, tente descobrir se o princípio
desta palavra foi demonstrado antes do seu uso.
C. Nenhuma menção subseqüente de um assunto deveria ser usada
para se contradizer ou violar o que se encontra na primeira menção.
D. O Princípio da Primeira Menção pode ser usado com relação a
todos os assuntos, mas as suas limitações deveriam ser mantidas sempre em
mente. Ela não deveria ser enfatizada em demasia. Ao invés, ele deve ser
mantido em sua perspectiva apropriada.
E. O Princípio da Primeira Menção nunca deveria ser usado
sozinho para se interpretar um versículo, pois ele é insuficiente para uma
interpretação completa. Este princípio deve ser usado juntamente com outros.
IV. DEMONSTRAÇÃO
A. Princípios (usar como e xemplo –fazer junto com a classe)
1. “Sendo
justificados gratuitamente pela Sua graça, através da redenção que há em Cristo
Jesus, ao Qual Deus propôs para ser uma propiciação através da fé em Seu
sangue...” Rm 3:24,25
Pontes:
·
Histórica: romanos (carta de romanos);
·
Cultural: Graça romana
·
Geográfica:
·
Lingüística: Graça
Assunto: O assunto
destes versículos é a justificação pela graça através da fé no sangue de Jesus.
Contexto da passagem:
Primeira Menção:
A.
A interpretação destes versículos é grandemente
auxiliada através da consideração da primeira demonstração do princípio em Gn
3:21.
B.
Com a queda do homem, Deus veio em graça e executou a
penalidade de morte sobre uma vítima substitutiva.
C.
Este versículo subentende um derramamento de sangue
pelo fato de que Adão e Eva foram vestidos com túnicas de peles fornecidas pela
morte de um animal.
D.
Adão e Eva foram, portanto, justificados pela graça
através da fé no sangue.
E.
Eles foram “vestidos” na morte de outro.
F.
A Primeira Menção deste princípio é uma semente que
traz em seu bojo a verdade completa da doutrina da justificação pela graça
através da fé no sangue.
2. Zc 4:6:
“Não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor
dos Exércitos.”
Pontes:
·
Histórica: romanos (carta de romanos);
·
Cultural: Graça romana
·
Geográfica:
·
Lingüística: Graça
Assunto:
A.
Esta palavra foi dada a Zorobabel pelo Senhor como uma
palavra de encorajamento, para ele não depender da força natural, mas para
depender do poder do Espírito.
B. Ao
consultarmos a primeira demonstração do princípio das operações do Espírito em
Gn 1:2, o assunto recebe uma
iluminação.
C.
Descobrimos o Espírito movendo-Se de uma forma que
seria impossível para o homem em sua força natural.
Contexto da passagem:
Primeira Menção:
A.
A importância de Gn 1:2 com relação a este princípio é
que ele salienta que foi através do poder do Espírito que a força do mundo
natural foi criada.
B. Assim sendo,
por que Zorobabel deveria desejar depender da força natural inferior, quando
ele poderia depender do poder espiritual maior que criou o inferior?
B. Eventos
1.
“E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também
nos dias do homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento até o dia em
que Noé entrou na Arca, e veio o dilúvio e os consumiu a todos”. Lc 17:26,27
Pontes:
·
Histórica:
·
Cultural:
·
Geográfica:
·
Lingüística:
Assunto: O assunto
destes versículos é a corrupção da humanidade nos dias de Noé, que causou o evento do dilúvio.
Contexto da passagem: Lc 17:20-37 –
assunto: A vinda do filho do homem (2ª vinda)
Primeira Menção:
A.
A Primeira Menção deste evento encontra-se em Gn 6-8.
Em Gn 6:1-13, o pano de fundo do evento é visto como sendo a corrupção da
humanidade.
B.
Aí então, Gn 7:11-24 faz a narrativa do juízo de Deus
sobre toda a terra através da água.
C.
Deus preservou um remanescente fiel, Noé e sua
família, da destruição através do dilúvio.
D.
Assim sendo, a nossa compreensão destes versículos de
Lucas, baseia-se na Primeira Menção deste evento encontrado em Gênesis.
2. “Pelo que, como por um homem entrou o
pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os
homens; porisso que todos pecaram”.Rm
5:12
Pontes:
·
Histórica:
·
Cultural:
·
Geográfica:
·
Lingüística:
Assunto: O assunto
deste versículo é a
entrada do pecado e da morte ao mundo através de um homem.
Contexto da passagem:
Primeira Menção:
A.
Este versículo é uma menção subseqüente de um evento
mencionado primeiramente em Gn 3:1-7.
B.
Estes versículos registram a queda do homem, na qual o
primeiro pecado ocorreu, resultando na entrada da morte.
C.
Ao examinarmos Gn 2:17, descobrimos
que a morte veio como resultado do pecado.
D.
O único homem através do qual o pecado entrou foi
Adão.
E.
O pecado inicial foi que ele comeu do fruto da Árvore
do Conhecimento do Bem e do Mal.
F.
Este ato tornou Adão e a sua semente, sujeitos à
morte.
G.
Portanto, a primeira menção deste evento em Gênesis
nos dá os detalhes históricos necessários para compreendermos a afirmação
doutrinária de Romanos.
C. Símbolos
1. “Os quatro ventos do céu combatiam no mar grande, e quatro animais
grandes subiam do mar...” Dn 7:2,3
Contexto passagem: Daniel 7
Nestes versículos, o mar é usado como
um símbolo.
A Primeira Menção do mar encontra-se em
Gn 1:9,10.
Muito embora a Primeira Menção do mar
não interprete o símbolo, ela revela de fato certas características do que mais
tarde se torna um símbolo.
As características do mar vistas em Gênesis são a
vastidão e a complexidade de movimentos. Estas informações ajudam na
interpretação dos versículos de Daniel.
2. “Uma é a glória do sol, e outro a glória da lua, e outra a glória das
estrelas; porque uma estrela difere em glória doutra estrela. Assim também é a
ressurreição do mortos”. 1Co 15:41,42
O assunto aqui são as diferentes glórias dos
corpos celestes. A Primeira Menção do sol, lua, e estrelas encontra-se em Gn
1:14-18. Nesta passagem, o sol é citado como sendo a luz maior que governa o
dia, a lua é a luz menor que governa a noite, e as estrelas são citadas como
fazendo parte da noite. Eles foram dados para se dividir a luz das trevas, para
iluminarem a terra, e para serem por sinais, estações, dias, e anos. Estes
corpos celestes são caracterizados pelo governo e as variadas glórias em seu
porte de luz, o que auxilia na compreensão da importância das afirmações de 1Co
15:41,42.
D. Pessoas
1. “E
ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, e Satanás e o amarrou
por mil anos.” Ap 20:2
2. “E irá adiante dele no Espírito e poder de Elias, para
converter os corações dos pais aos filhos, e os desobedientes à sabedoria dos
justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.” Lc 1:17
E. Lugares
1. “Assim
como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas que, semelhantemente se
entregaram a fornicação... foram postas por exemplo, sofrendo a vingança do
fogo eterno.” Jd 7
2. “Alegra-te
muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei virá a
ti, Justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho
de jumento.” Zc 9:9
F. Profecias
1. “Ele
será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus Lhe dará o trono
de Davi, Seu Pai; e reinará eternamente na casa de Jacó e o Seu Reino não terá
fim.” Lc 1:32,33
2. “Portanto, o Próprio Senhor vos dará um sinal; eis que
uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o Seu nome será Emanuel.”
Is 7:14
Parabéns ao idealizadores deste site.
ResponderExcluirMe ajudou muito na interpretação das mensagens bíblicas. Que Deus continuo levantando pessoas assim, dispostas à contribuir para o Reinos da Luz.
ResponderExcluirMe ajudou muito !!! Deus abençoe !!!
ResponderExcluirDeus é Fiel. Tudo pode ser mudado através da oração
ResponderExcluirMissões se faz com os pés dos que vão com com os joelhos dos que ficam e com as mãos dos que contribuem
ResponderExcluirQue Maravilha irmãos esse site!
ResponderExcluirMeu Deus quanto conhecimento!!!
ResponderExcluirExcelente conteúdo
ResponderExcluir