Princípio da Comparação


“PRINCÍPIO DA MENÇÃO COMPLETA”

I.       DEFINIÇÃO
         É o princípio pelo qual a interpretação de qualquer versículo é determinada por uma consideração da menção completa do seu assunto na Bíblia.

II.      AMPLIFICAÇÃO
         A Palavra de Deus contém inúmeros assuntos, aos quais há mais que uma só referência. Para podermos compreender estes assuntos, todas as referências a eles precisam ser reunidas e consideradas como um todo.  O termo “menção completa” é usado aqui com relação ao agregado total de referências a qualquer assunto específico das Escrituras.

         Deus, que tinha em mente, como um todo, a verdade completa do que Ele desejava revelar ao homem, comunicou isto ao homem, no entanto, de uma forma muito fragmentária. Ele deu a cada autor certos fragmentos para serem registrados, tornando assim necessário que um intérprete reúna estes fragmentos. É somente quando estas partes são reunidas é que a verdade total pode ser vista como um todo.

         Isto pode ser ilustrado em seis áreas principais que envolvem o uso da menção completa:  (A) Princípios,  (B) Eventos,  (C) Símbolos,  (D) Pessoas,  (E) Lugares, e (F) Profecias.

NOTA:  Devido à semelhança entre este princípio e o Princípio da Menção Progressiva, ilustraremos apenas uma destas seis áreas.

A.      Símbolos:  Deus usou o método da menção completa ao apresentar uma ampla variedade de símbolos nas Escrituras.
O Símbolo do Fermento
Êx 12:15                                       “Tirareis o fermento das vossas casas; qualquer um que comer pão
                                                       levedado... será cortado de Israel.”
                                                  Ex 12:19                                       “Qualquer um que comer o que foi levedado... cortado...”
                                                  Êx 12:20                                       “Não comereis nada levedado...”
                                                  Êx 12:34                                       “E o povo tomou a sua massa antes que levedasse.”
                                                  Êx 12:39                                       “Porque não estava levedada.”
                                                  Êx 13:3                                         “Nenhum pão levedado seja comido.”
                                                  Êx 13:7                                         “Nenhum fermento se verá contigo; Nenhum pão levedado se                                                                                                        verá contigo.”
                   Êx 23:18                                       “Não oferecerás o sangue do Meu sacrifício com pão levedado.”
                   Êx 34:25                                       “Não oferecerás o sangue do Meu sacrifício com fermento.”
                   Lv 2:11                                         “Nenhuma oferta de manjares será feita com fermento.”
                   Lv 6:17                                         “Não será cozido com fermento.”
                   Lv 7:13                                         “Oferecerá pão levedado como sua oferta.”
                   Lv 10:12                                       “Comei-a sem fermento junto ao altar.”
                   Lv 23:17                                       “Serão cozidos com fermento.”
                   Dt 16:3                                         “Não comerás nenhum pão levedado.”
                   Dt 16:4                                         “Nenhum pão levedado será visto contigo.”
                   Os 7:4                                          “Amassou a massa até ficar levedada.”
                   Am 4:5                                         “Sacrifício de ação de graças com fermento.”
                   Mt 13:33                                       “O Reino do Céu é semelhante ao fermento.”
Mt 16:6,11                                   “Acautelai-vos do fermento dos fariseus.”
Mt 16:12                                       “Que não se acautelassem do fermento do pão.”
Mc 8:15                                        “Acautelai-vos do fermento dos fariseus.” “E do fermento de Herodes.”
                            Lc 12:1                                         “Acautelai-vos do fermento dos fariseus.”
Lc 13:21                                       “É semelhante ao fermento que uma mulher tomou... até que tudo 
                                               levedou.”
1Co 5:6                                        “Um pouco de fermento leveda toda a massa.”
1Co 5:7                                        “Limpai-vos portanto do fermento velho.”
1Co 5:8                                        “Não com fermento velho.” Nem com o fermento da malícia e da maldade.”
 Gl 5:9                                          “Um pouco de fermento leveda toda a massa.”

Estes versículos abrangem o conjunto completo de referências ao fermento nas Escrituras. Juntos, estes versículos nos dão a verdade completa do que Deus quis comunicar com relação ao fermento.
Assim sendo, o método literário, de menção completa (a comunicação do todo em fragmentos), usado para se escrever as Escrituras dá origem ao Princípio da Menção Completa (reunião dos fragmentos) de interpretação das Escrituras.

III.     QUALIFICAÇÃO
A.      O Princípio da Menção Completa deve ser visto como o objetivo final do  (1) Princípio da Primeira Menção e do  (2) Princípio da Menção Progressiva, e é logicamente usado juntamente com ambos.

          Estes três princípios, funcionando juntos, podem ser ilustrados como:

          “primeiramente a erva”                                          Princípio da Primeira Menção
          “depois a espiga”                                                    Princípio da Menção Progressiva
          “por último o grão cheio na espiga”                   Princípio da Menção Completa

B.      Este princípio requer que nenhum versículo relevante a qualquer assunto específico seja deixado de lado na formulação de ensinamentos doutrinários sobre este assunto. Cada versículo relevante é uma parte essencial do todo, suplementando, acrescentando, esclarecendo, e iluminando aos outros. A verdade completa de um assunto somente pode ser compreendida através de uma consideração da sua menção completa nas Escrituras.

C.      Nenhuma referência pode ser usada para se contradizer uma outra, e sim, para qualificá-la.

D.      Precisamos ser cuidadosos ao aplicarmos este princípio, para não violarmos os aspectos distintivos de um determinado assunto na Bíblia. Qualquer assunto específico nas Escrituras pode ter várias facetas ou aplicações, as quais, não podemos confundir. Por exemplo, a “glória do Senhor” é um assunto que pode se referir à Pessoa de Deus, a uma expressão do Seu caráter, a uma manifestação da Sua presença, ou à bênção e ao juízo com relação ao Seu povo e ao mundo.

IV.     DEMONSTRAÇÃO
          NOTA:  Devido à semelhança entre este princípio e o Princípio da Menção Progressiva, demonstraremos este princípio em somente uma das seis áreas.

A.        Símbolos:  – “estas coisas diz Aquele que é santo, que é verdadeiro, que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e que fecha, e ninguém abre...”  Ap 3:7.

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