“O Princípio Cristo-Cêntrico”
A. Definição:
É o
princípio pelo qual as Escrituras são interpretadas com relação ao seu centro –
Cristo.
B. Amplificação:
A base deste princípio é o fato de que
Cristo é a pessoa central da Bíblia. Toda a palavra escrita gira em torno Dele,
que é a Palavra Viva. Sua pessoa e obra são o tema da revelação escrita de
Deus. na roda da revelação divina, Ele é o eixo central e todas as verdades são
como raios que se relacionam com Ele, que é a Verdade. Isto é melhor expresso
nos seguintes versículos:
1. “...no
volume do livro está escrito de Mim...”
Hb 10:7
2. “Examinai
as Escrituras ... são elas que testificam de Mim.” Jo 5:39
3. “...
explicava-lhes o que deles se achava em todas as Escritura.” Lc 24:27
4. “... Que convinha que se cumprisse tudo o
que de mim estava escrito na lei de
Moisés, e nos profetas, e nos salmos.” Lc 24:44
5. “A
este dão testemunho todos os profetas...”
At 10:43
6. “Havemos
achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas...” Jo 1:45
Observe
também: Jo 1:1,14; 5:46,47; Jo 14:6 com 17:17
Todos estes versículos
atestam para o fato de que a Bíblia é centralizada em Cristo; Ele é a
encarnação da Palavra Escrita. Sendo Deus o autor das Escrituras, Ele pode
centralizar todos os seus assuntos ao redor da pessoa e obra de Seu Filho “para que em todas as coisas Ele pudesse ter
a preeminência” Cl 1:18. Ilustraremos isto em cada uma das divisões
principais das Escrituras:
-
Livros Históricos
do Antigo Testamento
-
Livros Poéticos
do Antigo Testamento
-
Livros Proféticos
do Antigo Testamento
-
Os Evangelhos
-
Os Atos dos
Apóstolos
-
As Epístolas
-
O Apocalipse
C. Cristo nos Livros Históricos do Antigo
Testamento:
Gênesis
|
Semente da Mulher
|
Mt 1:23
|
|
Arca da Salvação
|
Lc 2:30
|
|
Isaque, o Unigênito
|
Jo 3:16
|
Êxodo
|
Libertador
|
At 5:31
|
|
Mediador
|
Hb 8:6
|
|
Sumo Sacerdote
|
Hb 2:17
|
|
Cordeiro Pascal
|
1Co 5:7
|
|
Tabernáculo de Deus
|
Jo 1:14
|
Levítico
|
Sacrifício e Oblação
|
Hb 10:12
|
Números
|
Serpente de Bronze
|
Jo 3:14
|
|
Rocha Ferida
|
1Co 10:4
|
Deuteronômio
|
Verdadeiro Profeta
|
Dt 18; At 3:22
|
Josué
|
Capitão da Salvação
|
Hb 2:10
|
|
Homem com Espada
|
Js 5; Ef 6:12-18
|
Juizes
|
Juiz/Libertador
|
Mt 1:21-23
|
Rute
|
Senhor da Colheita
|
Rt 2:14-17
|
|
Redentor
|
Rt 2:14-17
|
1 Samuel
|
Profeta, Sacerdote
|
|
|
Rei Ungido –
Intercessor
|
|
2 Samuel
|
Filho de Davi
|
Mt 1:1
|
1 Reis
|
Construtor do Templo
|
Ef 2:20-22
|
Ester
|
O Grande Rei e Sua
Noiva
|
Ap 19:7
|
D. Cristo nos Livros Poéticos do Antigo
Testamento
Jó
|
Sacerdote Sofredor e
|
|
|
Paciente
|
Hb 5:1-5
|
Salmos
|
Pastor Rei
|
Hb 13:20
|
Provérbios
|
Sabedoria de Deus
|
1Co 1:30
|
Eclesiastes
|
Pregador em Jerusalém
|
Ec 1:1
|
Cantares
|
Rei da Paz
|
|
|
O Noivo Amado
|
Ef 5:32
|
E.
Cristo nos Livros Proféticos do Antigo Testamento
Isaías
|
O Santo de Israel
|
Mc 1:24
|
|
Nossa Salvação
|
Mt 1:21
|
|
Nossa Justiça
|
1Co 1:30
|
Jeremias
|
O Renovo Justo
|
|
Lamentações
|
Homem de Dores
|
Lc 19:41-44
|
Ezequiel
|
Filho do Homem
|
Jo 1:51
|
Daniel
|
Rei de Reis e Senhor
|
|
|
de Senhores
|
Ap 19:16
|
Oséias
|
Profeta da Lei e Amor
|
Jo 3:16
|
Joel
|
Batizador com o
Espírito Santo
|
Lc 24:49
|
Amós
|
Construtor do
Tabernáculo
|
|
|
de Davi
|
At 15:15-18
|
Obadias
|
Servo e Adorador
|
Hb 2:12
|
Jonas
|
Maior que Jonas
|
Mt 12:30-41
|
Miquéias
|
Rei dos Judeus
|
|
|
Rejeitado
|
Mq 5:1; Jo 19:15
|
Naum
|
Profeta de Consolo
|
|
|
e Vingança
|
Jo 14:16
|
Habacuque
|
Juiz da Babilônia
|
Ap 17,18
|
Sofonias
|
Executor da Ira de Deus
|
Rm 2:5,6
|
Ageu
|
Edificador da Casa
|
|
|
do Senhor
|
Mt 16:18
|
Zacarias
|
O Pastor Ferido
|
Zc 13:7; Mc 14:27
|
Malaquias
|
Refinador e Purificador
|
|
|
do Templo
|
Ml 3:1-3; Mt 3:11
|
F.
Cristo nos Evangelhos:
Mateus
|
Rei/Legislador
|
Mt 2:2; Is 33:22
|
|
Filho de Davi; Ungido
|
Mt 3:16, 17; 1:1
|
|
Cumpridor da Lei e
Profetas
|
Mt 5:17
|
|
|
|
Marcos
|
Filho de Deus
|
Mc 10:45
|
|
Filho do Homem,
|
Mc 16:19
|
|
Servo Sofredor
|
|
|
|
|
Lucas
|
Filho do Homem,
|
Lc 4:18, 19; 19:10
|
|
Pregador Ungido,
|
|
|
Salvador
|
|
|
|
|
João
|
A Palavra, o Filho
Eterno,
|
Jo 1:1; 3:16
|
|
A Vida e a Luz, o “Eu
Sou”,
|
Jo 1:4, 5; 8:56;14:6
|
|
O Caminho, a Verdade e
a Vida
|
|
|
|
|
G. Cristo nos
Atos dos Apóstolos:
Atos
|
Cabeça da Igreja
|
|
|
Batizador com o
Espírito Santo
|
At 2:1-4; 1:5-8
|
H. Cristo nas
Epístolas:
Romanos
|
Salvação e Justiça
|
|
|
de Deus
|
Rm 10:3,4
|
1Coríntios
|
O Amor de Deus
|
1Co 13
|
2Coríntios
|
Oferta pelo Pecado
|
2Co 5:21
|
Gálatas
|
Semente de Abraão
|
Gl 3
|
Efésios
|
Cabeça da Igreja
|
Ef 4:16
|
Filipenses
|
Nossa Alegria, Vida
|
|
|
e Força
|
Fp 2,3,4
|
Colossenses
|
Criador, Redentor
|
|
|
Plenitude da Trindade
|
Cl 2:9; 1:19
|
1Tessalonicenses
|
Nossa Santificação
|
1Ts 5:23
|
2Tessalonicenses
|
Senhor que Voltará
|
2Ts 1:6-10
|
1Timóteo
|
Mestre, Presbítero
|
1Tm 3
|
2Timóteo
|
Salvador, Semente de
|
|
|
Davi
|
2Tm 4:1
|
Tito
|
Graça de Deus, Redentor
|
Tt 1:3; 2:14
|
Filemon
|
Intercessor
|
|
Hebreus
|
Último Adão, Profeta
|
|
|
Sacerdote, Sacrifício
|
Hb 1-13
|
Tiago
|
Lavrador
|
Tg 5:7
|
1Pedro
|
Pedra de Esquina
|
1Pe 2:6
|
2Pedro
|
Filho Amado
|
2Pe 1:17
|
1João
|
Luz, Vida, Palavra,
etc.
|
1Jo 1,2,3
|
2João
|
A Verdade, o Cristo
|
2Jo
|
3João
|
A Verdade
|
3Jo 4,8
|
Judas
|
Único Deus Sábio
|
|
|
e Salvador
|
Jd 14,25
|
I. Cristo
no Apocalipse:
Apocalipse
|
Cabeça da Igreja,
Cordeiro
|
Ap 1,2,3,4,5
|
|
Leão da Tribo de Judá
|
Ap 5:5
|
|
Anjo Jeová
|
Ap 7:1-3
|
|
Noivo
|
Ap 9:5-9
|
|
A Palavra, Rei de reis
e Senhor
|
|
|
dos senhores
|
Ap 19:11-16
|
Portanto,
o método literário de se fazer Cristo o tema central usado para se escrever as
Escrituras dá origem ao Princípio Cristo-Cêntrico de se interpretar as
Escrituras.
C. Qualificação:
ü O intérprete precisa reconhecer que o propósito principal
da palavra escrita é levá-lo a Cristo, a Palavra Viva.
ü Este princípio pode ser usado somente quando o
versículo ou passagem em consideração fala de Cristo das seguintes maneiras:
-
Caracteristicamente
(típica ou simbolicamente)
-
Profeticamente
-
Historicamente
-
Doutrinariamente
ü Um versículo nunca deveria ser aplicado diretamente a
Cristo a menos que possua características Cristo-cêntricas.
ü Este princípio nunca deveria ser usado quando a
interpretação resultante viola o sentido literal e real das escrituras. No
desejo de desvendarem as glórias da Cristo-centricidade, alguns tentam
relacionar todos os versículos das Escrituras diretamente a Cristo e, ao
fazerem isto, violam ou perdem as verdades destes versículos que se referem de
fato a Cristo indiretamente.
ü Os versículos do Antigo Testamento que contém
características Cristo-cêntricas devem ser interpretados à luz de claras
revelações de Cristo contidas no Novo Testamento. Os pontos históricos e
doutrinários claros devem interpretar os pontos característicos e proféticos
mais obscuros.
D. Demonstração: Gn 22:1-14.
Muito bom! Deus abençoe!
ResponderExcluirÓtimo o senhor Jesus Cristo abençoe
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