“PRINCÍPIO DA MENÇÃO
PROGRESSIVA”
I. DEFINIÇÃO
É o princípio pelo qual a interpretação
de qualquer versículo é ajudada por uma consideração das menções progressivas
do seu assunto nas Escrituras.
II. AMPLIFICAÇÃO
É
importante compreendermos que a Palavra de Deus é uma revelação progressiva
dada através dos séculos, por Deus ao homem. O método da revelação progressiva
encontra-se implícito em Is 28:13, dentro
do contexto dos tratamentos de Deus com Israel: “Mas a Palavra do Senhor foi para eles preceito sobre preceito,
preceito sobre preceito; linha sobre linha, linha sobre linha; um pouco aqui,
um pouco ali...” Por “revelação progressiva” queremos dizer a revelação
sucessiva de um tema contínuo até a sua consumação. Deus como autor virtual das
Escrituras, pode revelar progressivamente a Sua Pessoa e o Seu propósito. Estes
temas das Escrituras podem ser simbolizados como “rios de verdade que começam
em Gênesis e fluem através dos Livros da Bíblia, desembocando no “mar” do
Apocalipse. Deus não deu a verdade completa de uma só vez. Ao invés, Ele a
revelou progressivamente ao homem, passo a passo, detalhe por detalhe, com cada
parte dando mais amplificações e esclarecimentos. Assim sendo Deus falou “com muitas revelações separadas, com cada
uma delas apresentando uma parte da verdade” (Hb 1:1 Amplificado).
Ao escrever
as Escrituras, Deus utilizou o método literário da menção progressiva forma tal
que, em cada menção sucessiva de um assunto bíblico, Ele deu mais luz quanto ao
seu sentido e uma compreensão maior do seu significado. Isto pode ser ilustrado
em seis áreas principais que envolvem o uso da menção progressiva: (A)
Princípios, (B) Eventos, (C) Símbolos, (D) Pessoas, (E) Lugares, e (F) Profecias.
A. Princípios:
Deus utilizou o método da menção progressiva ao desenvolver uma grande
variedade de princípios nas Escrituras.
O Princípio da Concordância
entre o Espírito e a Palavra
Gn 1:1-3 “O
Espírito de Deus Se movia... e Deus disse...”
2Sm 23:2 “O
Espírito do Senhor falou por mim, e a Sua palavra esteve
em minha boca.”
2Cr 20:14,15 “... veio
o Espírito... e disse: Assim diz o Senhor...”
Is 61:1 “O Espírito do
Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar
boas novas...”
Jo 1:14,32 “E
a Palavra Se fez carne... e o Espírito descendo... repousou sobre Ele.”
At 10:44 “Enquanto
Pedro ainda falava estas palavras, o Espírito Santo caiu sobre todos
os que ouviam a palavra.”
Ef 6:17 “...
a espada do Espírito, que é Palavra de
Deus.”
Estes
versículos são somente amostras para se salientar como este princípio é revelado
progressivamente nas Escrituras.
B. Eventos: Deus utilizou
o método da menção progressiva ao lidar com eventos das Escrituras e os seus
significados.
O Evento da Queda do Homem
Gn 3:1-7 O
homem peca comenda da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal
Jó 31:33 “Se
eu houvesse encoberto as minhas transgressões como Adão...
Rm 5:12-21 “Por
um homem o pecado entrou no mundo...”
1Co 15:22 “Assim
como em Adão todos morrem...”
1Tm 2:13,14 “Adão
não foi enganado...”
Estas
passagens revelam progressivamente o significado e a importância deste evento.
C. Símbolos: Deus utilizou
o método da menção progressiva ao desenvolver as verdades ligadas ao que Ele
usou como símbolo nas Escrituras.
Os Símbolos do Sol, da Lua, e
das Estrelas
Gns 1:14,18 O
sol, a lua, e as estrelas colocados nos céus, como sinais.
Gn 37:9,10 O
sonho de José sobre o sol, a lua, e as estrelas usados como um símbolo da
família.
Sl 148:3 “Louvai-O,
sol, lua, e estrelas.”
Ez 32:7 O
sol, a lua, e as estrelas obscurecidos
Lc 21:25 Sinais
no sol, na lua, e nas estrelas
1Co 15:41,42 A glória do sol, da lua, e das estrelas
Ap 6:12,13 O
sol, a lua, e as estrelas obscurecidos
Ap 12:1 Uma mulher vestida
com o sol, a lua, e as estrelas.
Estes versículos, como também
muitos outros, mostram uma progressão de pensamento
com relação
ao significado literal e simbólico destes corpos celestes.
D. Pessoas: Deus utilizou
o método de menção progressiva ao apresentar o nome, o caráter, o cargo, e a
função de pessoas nas Escrituras.
A Pessoa de Deus - Seus
Nomes redentivos
Gn 2:4 O
Senhor, o Criador
Gn 14:22 O
Senhor, o Deus Altíssimo
Gn 22:14 O
Senhor, o Supridor
Êx 15:26 O
Senhor, que Cura
Êx 17:15 O
Senhor, a Bandeira
Jz 6:24 O
Senhor, nossa Paz
Sl 23:1 O
Senhor, o Pastor
Jr 23:6 O
Senhor, nossa Justiça
At 2:36 O
Senhor Jesus Cristo
Ap 22:2 O
Senhor Jesus Cristo
Estes versículos,
juntamente com outros, mostram a revelação progressiva das glórias dos nomes
redentivos compostos de Deus.
E. Lugares: Deus utilizou
o método da menção progressiva ao lidar com lugares das Escrituras e os seus
significados.
O Lugar da
Babilônia
Gn
10 A
Origem da Babilônia
Js 7:21 Uma
vestimenta da Babilônia
Is 13,14 O
fardo da Babilônia
Is 46,47 Profecias
da queda da Babilônia
Jr 50,51 Profecias
da queda da Babilônia
Zc 5 Duas
mulheres indo à Babilônia
1Pe 5:13 A
igreja na Babilônia
Ap 17 Babilônia,
a mulher
Ap 18 Babilônia, a cidade
Nestes capítulos, um desenvolvimento
progressivo definido sobre a avaliação de Deus com relação à Babilônia pode ser
visto.
F. Profecias: Deus utilizou
o método de menção progressiva ao desenvolver temas proféticos nas Escrituras.
Profecias
Messiânicas
Gn
3:15 A
semente da mulher
Gn 12:3 A
semente de Abraão
Gn 49:10 Da
Tribo de Judá
Nm 24:17 A Estrela de Jacó
Dt 18:15 O
Profeta
Sl 22 Os
sofrimentos
Sl 110:4 O
Sacerdócio de Melquisedeque
Is 7:14 Nascido
de uma virgem
Is 53 Os
sofrimentos
Zc 11:13
Vendido por prata
Estes
versículos, com muitos outros ilustram a revelação progressiva de Deus do tema
profético referente ao Messias.
Estas ilustrações mostram que o método literário, de menção progressiva, usado
para se escrever as Escrituras dá origem ao Princípio
da Menção Progressiva de interpretação das Escrituras.
III. QUALIFICAÇÃO
A. O Princípio
da Menção Progressiva deve ser considerado como:
1.
Uma extensão do Princípio da Primeira Menção, e
2.
Uma parte do Princípio da Menção Completa
Portanto,
ele deve ser usado juntamente com estes dois princípios especialmente.
B. Devemos reconhecer que, pelo fato de que a verdade é
progressivamente revelada nas Escrituras, nenhum versículo contém toda a
verdade em nenhum tema específico. Cada
versículo faz parte do todo e não pode ser interpretado independentemente do
todo. Nenhuma doutrina pode ser fundamentada num único versículo. Ao invés, as
doutrinas precisam estar fundamentadas sobre o todo dos versículos relevantes a
um determinado assunto.
C. Nenhuma menção de um tema das Escrituras deveria ser usada para
se contradizer ou violar qualquer outra menção deste tema.
D. É preciso que tenhamos cuidado ao ligarmos os versículos numa
linha contínua. Somente uma evidência interna que mostre uma ligação intrínseca
qualifica um grupo de versículos a serem uma corrente de revelação progressiva
nas Escrituras.
IV. DEMONSTRAÇÃO
A. Princípios: Hb 9:22 – “sem derramamento de sangue não há
nenhuma remissão.”
Assunto: O
assunto deste versículo é o perdão de pecados através do derramamento de
sangue.
Este
versículo somente pode ser interpretado apropriadamente através de uma
consideração do princípio do derramamento de sangue, à medida que ele é
progressivamente revelado através da Palavra.
(Devido à
vastidão deste assunto nas Escrituras, consideraremos somente algumas das
referências mais importantes).
Gn 4:10,11 O
sangue derramado fala com Deus sobre morte
Gn 9:4 O
sangue é a vida do homem
Êx 12 O
sangue é um sinal com o qual Deus Se identifica
Êx 24:8 A
Aliança fundamentada em sangue sacrificial
Lv 17:10-14 A vida
da carne está no sangue, e o sangue é uma expiação pela alma
Lc 22:20 O
Novo Testamento estabelecido com o sangue de Jesus
Rm 5:9 Justificação
pelo Seu sangue
Ef 1:7 Redenção
através do Seu sangue
Hb 13:20,21 Santificação
através do Seu sangue
Ap 12:11 Satanás
vencido através do sangue do Cordeiro
Estes versículos revelam que o princípio do derramamento de sangue é que
o sangue derramado é a evidência de morte.
O sangue derramado é a vida derramada. Pelo fato de que a penalidade do
pecado é a morte, e o derramamento de sangue representa a morte, é somente o
derramamento de sangue que pode fazer expiação pelo pecado. Com relação ao
sangue de Cristo, todos os seus benefícios vêm ao crente através do
derramamento do Seu sangue, ou seja, da Sua morte. Deus somente pode perdoar o
pecado que foi julgado pela morte.
B. Eventos: Mt 10:15 – “... será mais tolerável para a terra de
Sodoma e Gomorra no dia do juízo...”
O assunto
deste versículo envolve o evento da destruição de Sodoma e Gomorra. As menções
progressivas deste vento nas Escrituras lançam luz sobre o impacto desta
afirmação feita por Jesus.
Gn 13:10-13 Sodoma
e Gomorra como o Jardim do Éden antes da sua destruição
Gn 18,19 Sodoma
e Gomorra destruídas por fogo e enxofre do Céu por sua grande perversidade
Dt
21:23 Sodoma
e Gomorra destruídas na ira do Senhor
Is 13:19 A
Babilônia deve ficar totalmente desolada como Sodoma e Gomorra.
Am 4:11 Israel
destruído como Sodoma e Gomorra
Lc 17:28-30 As
cidades do mundo serão julgadas inesperadamente (como Sodoma) na Segunda Vinda
de Cristo.
2Pe 2:6-9 Sodoma
e Gomorra apresentadas como exemplo do juízo de Deus sobre cidades perversas.
Jd 7 Sodoma
e Gomorra como exemplo, sofrendo a vingança do fogo eterno
Ap 11:8 A
condição espiritual de Jerusalém é como a de Sodoma.
Estes versículos juntos
revelam que o evento da destruição de Sodoma e Gomorra foi, de
longe, o mais devastador e decisivo juízo de Deus
sobre cidades perversas, antes do juízo final sobre as cidades perversas do
mundo. Ele é visto como um cataclismo sobrenatural, uma desolação total, um
juízo inesperado, e um exemplo da vingança eterna. No versículo em
consideração, Jesus estava dizendo que o juízo final sobre algumas cidades
seria ainda maior que o terrível fim de Sodoma e Gomorra.
C. Símbolos: – “E,
chegando-vos para Ele, Pedra Viva...” 1Pe 2:4.
O assunto deste versículo envolve o
símbolo da pedra (ou rocha), cujo significado é progressivamente revelado nas Escrituras.
(Devido à vastidão deste assunto nas Escrituras, somente consideraremos algumas
das referências mais importantes.)
Gn 28:16-22 A
rocha ungida para ser Betel a Casa de Deus
Gn 49:24 O pastor, a rocha
de Israel
Êx 17:1-7 A
rocha ferida fornece águas vivas
Dt 32:4,15 Deus, a Rocha da
nossa salvação
Dt 32:18 a rocha que te
gerou
Sl 31:2 A rocha forte
Sl 62:7 A rocha de
força e refúgio
Sl 95:1 A rocha de
defesa
Is 42:11 Os habitantes da
rocha
Dn 2:34,35 O reino da rocha
despedaçando os reinos do mundo
Mt 16:18 A rocha
fundamental da Igreja
1Pe 2:6-8 A pedra principal
da esquina, a pedra de tropeço, rocha de ofensa
Estes e outros versículos interpretam que a Pedra Viva de 1Pe 2:4 é
nenhum outro além do Próprio Deus. As verdades que são reveladas
progressivamente com relação a este símbolo encontram a sua consumação na
Pessoa e obra de Cristo.
D. Pessoas: – “Se sois de Cristo, então sois
descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gl 3:29
O assunto deste versículo envolve a
pessoa de Abraão. O seu papel no plano redentivo de Deus é revelado
progressivamente nas Escrituras. (Devido às muitas referências a Abraão nas
Escrituras, consideraremos somente algumas das mais importantes.)
Gn 12:1-3 Abraão
obedece ao chamado do Senhor
Gn 15:6 Abraão creu na
promessa de Deus de uma descendência inumerável
Gn 22:1-5,18 A descendência de Abraão
abençoaria todas as nações
Êx 3:6 O Deus de
Abraão fala com Moisés
Sl 105:8-11 A Aliança de Deus com
Abraão
Is 51:2 “Olhai para Abraão,
vosso pai...”
Mt 1:1 Jesus, o Filho
de Abraão
Rm 4 Abraão
justificado pela fé; o pai de todos que crêem
Gl 3:16 A descendência
de Abrão é Cristo
Hb 11:8 “Pela fé
Abraão... obedeceu...”
Estas passagens bíblicas, com suas revelações progressivas da verdade
nos ajudam a interpretarmos Gl 3:29. Devido ao fato de que Abraão creu e
obedeceu a Palavra de Deus, ele foi justificado pela fé, e foi portanto
escolhido para ser o pai de uma descendência, a saber, Cristo e a Sua
Igreja. A descendência de Abraão é vista
como sendo todos os que crêem em Cristo.
E. Lugares: – “... de Sião sairá a lei...” Is 2:3.
O assunto
desta rase envolve a cidade de Sião cujo significado e importância são
revelados progressivamente nas Escrituras. (Devido às muitas referências a Sião
nas Escrituras, consideraremos somente algumas das mais importantes.)
2Sm 5:6-9 A
fortaleza de Sião torna-se a cidade de Davi.
2Sm 6:12-19 a Arca da Aliança é
introduzida no Tabernáculo de Davi em Sião.
Sl 2:6 Sião é o
monte santo de Deus, onde Ele estabelece o Seu rei.
Sl 48:2 Sião é cidade do grande rei.
Sl 50:2 Sião é a
perfeição da formosura.
Sl 87:2 Deus ama a Sião
mais do que todas as habitações de Jacó.
Is 28:16 Uma pedra
fundamental colocada em Sião.
Zc 2:10 Deus habitando
no meio de uma Sião regozijante.
Zc 8:3 Sião chamada de
uma cidade da verdade.
Mt 21:4,5 O rei vem a Sião.
Rm 9:33 Uma pedra de
tropeço e rocha de ofensa em Sião.
Hb 12:22 Monte Sião e a
Jerusalém Celestial; o verdadeiro lugar de adoração.
1Pe 2:6-8 A principal pedra
de esquina em Sião.
Ap 14:1 O Cordeiro com os redimidos no
Monte Sião.
Juntos estes versículos revelam que Sião é a Cidade do Rei, onde se
encontrava a Arca que continha Lei.
Assim sendo, havia em Sião um fundamento e uma pedra principal de esquina que
apontavam para o Senhor Jesus Cristo em Sua Igreja como nosso Rei e Legislador.
A Igreja torna-se Sião, de onde a Lei de Davi sai para toda a terra.
F. Profecias: – “E, tendo a Escritura previsto que Deus
haveria de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiramente o Evangelho a
Abraão, dizendo: Todas as nações serão abençoadas em ti.” Gl
3:8.
O assunto
deste versículo envolve a profecia das nações gentias entrando nas bênçãos do
Evangelho. (Há muitas referências
envolvidas, uma vez que este tema profético é desenvolvido profeticamente
através do Antigo e do Novo Testamento. Consideraremos apenas algumas delas
aqui.)
Gn 12:1-3 A Abraão: “Em ti serão abençoadas todas as famílias da
terra”
Gn 22:18 A
Abraão: Em tua descendência todas as
nações da terra serão
abençoadas.”
Gn 26:2-4 A
Isaque: “Em tua descendência todas as
nações da terra serão
abençoadas.”
Gn 28:13,14 A
Jacó: “Em ti e em tua descendência todas
as famílias da terra serão
abençoadas.”
Sl 22:28-31 As
gerações e nações adorarão ao Senhor.
Sl 72:17 Todas
as nações O chamarão de bem-aventurado.
Is 52:15 O
Messias espargirá muitas nações com o Seu sangue.
Mq 4:1,2 As nações virão à
Casa do Senhor.
Zc 2:11 Muitas nações se
unirão ao Senhor naquele dia.
Ml 1:11 O nome de Deus
será grande entre os gentios.
Mt 12:21 Os gentios
confiarão em Seu nome.
Lc 24:47 O arrependimento e a remissão de pecados
pregados a todas as nações.
Rm 11 Os gentios
enxertados na boa oliveira pela fé em Cristo.
Ap 5:9,10 Os
redimidos de todas as tribos, e línguas, e povos, e nações adoram ao
Cordeiro.
Esta amostragem de versículos revela
progressão de pensamento referente à bênção do Evangelho de Cristo que
deveria vir a todas as nações. Esta promessa foi feita primeiramente a Abraão,
o qual se tornou o pai de todos os que crêem, porque através dele, Cristo, a
Descendência Prometida, veio. Cristo é o Evangelho Personificado, e é somente
através d’Ele que todas as nações podem ser abençoadas.
Ola Jhonatan! Cara quem fez uso inicial dessa linha de estudo hermenêutica sobre a primeira menção? Os judeus fazem uso? Da onde vem essa raiz interpretativa?
ResponderExcluirBoa noite Jhonatan, gostei muito deste estudo sobre Revelação progressiva, gostaria de ter as referencias académicas, é possível meu irmão? É para um trabalho que estou desenvolvendo.
ResponderExcluirMuito bacana
ExcluirMuito bom
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