“O Princípio Cronométrico”
A. Definição:
É o princípio pelo qual a interpretação
de um versículo ou um grupo de versículos é determinada
por uma consideração do seu cenário cronométrico.
B. Amplificação:
1. Definição:
A palavra “cronométrico” vem de duas
palavras gregas: CHRONOS = tempo, e
METRON
= medida.
As
Escrituras revelam que Deus é o grande cronógrafo de todas as eras e que Ele é
eterno e não limitado pelo tempo Sl 90:2,4.
Algumas
palavras hebraicas relevantes são: MOWADAH, ETH, YOWM, traduzidas como
“solenidades, tempo, tempos determinados, a seu tempo, dias, estações, etc.”.
Nm 15:13; Gn 1:14; Ex 13:10; Nm 9:2; 28:2; Sl 102:13; 145:15; 27:5; Is 2:2; Zc
10:1; 1Sm 14:18; Dt 10:10
Algumas
palavras gregas relevantes são: AION, GENEA, KAIROS, KRONOS, traduzidas como
“séculos, curso, eterno, todo sempre, mundo, geração, tempo, nação, era, etc.” Ef 2:2,7; 3:11; Fp
4:20; Ap 20:10; Mt 13:39; Cl 1:26; Lc 1:48; At 14:16; Mc 1:15; Gl 4:4; Ap 2:21.
Juntas,
estas palavras confirmam o conceito de que Deus dividiu e arranjou o tempo numa
série de eras e tempos sucessivos.
2. Classificação:
Estas
eras podem ser divididas da seguinte maneira:
a)
Eras passadas: todas as eras antes do Novo Testamento e da cruz –
Hb 1:1; Cl 1:26.
-
Eras Passadas
Eternas Sl 90:12; Ap 1:8
-
Era da Criação Gn
1:1,2; Cl 1:16,17; Ap 4:11
-
Era da Recriação
Gn 1:1,2; Is 45:18
-
Era dos
Patriarcas – Promessa Gn 5:1; Rm 4:16,17
-
Era da Nação Escolhida
– Lei Hb 11:17,18; Jo 3:16; Ex 4:22,23; Os 11:1; Gl 4:4,5
b)
A Era Presente
ou Messiânica: Espírito – da Primeira
Vinda à Segunda Vinda
Este termo é usado para a Era do Novo testamento. É
citado como:
-
Este mundo ou era
Mt 13:22,40; Gl 1:4; Tt 2:12.
-
O tempo da
correção Hb 9:10
-
Os tempos de
restauração At 3:21
-
Os últimos dias
At 2:17; Hb 1:2
Este
período é também conhecido como a Era do Espírito Santo e é delimitada por dois
grandes derramamentos do Espírito.
c)
As Eras
Futuras (depois da Segunda Vinda de
Cristo)
-
A Era Vindoura Mc
10:30; Lc 20:34-36; Ef 1:21; Hb 6:5
-
A Era Vindoura
Eterna Ef 2:7; 3:21; 1Tm 1:17; 2Tm 4:18; Ap 5:13,14; 14:11; 20:10
Deus
sendo o Eterno Administrador do tempo, ordenou estas eras sucessivas e,
portanto, pode ser o grande cronógrafo das eras, escrevendo sobre elas e os
seus correspondentes eventos.
Assim
sendo, o método literário de cronografia usado para se escrever as Escrituras
dá origem ao Princípio Cronométrico de se interpretar as Escrituras.
C.
Qualificação:
ü O primeiro passo para se usar este princípio é
determinarmos se o versículo ou passagem em consideração tem algum elemento de
tempo.
ü O segundo passo é discernirmos corretamente os tempos
de verbos usados na passagem para determinarmos se estão se referindo ao passado,
presente ou ao futuro. Para isto é necessário consultarmos livro de hebraico e
grego.
ü O próximo passo é determinarmos a que era o versículo
em questão se refere.
ü Precisamos tomar cuidado para não confundirmos os
elementos de tempo de Deus. O intérprete não pode tomar o que pertencia à Era
da Lei e que foi abolido na cruz e repassá-lo para a Era Messiânica (Ex:
sacrifícios de animais, sacerdócio aarônico, leis cerimoniais, circuncisão,
sábados – At 15:1-11; Cl 2:14-17. Coisas temporais da presente Era Messiânica
não podem ser introduzidas nas Eras Futuras Eternas - casamento, morte, etc. –
Lc 20:34-36.
ü O intérprete precisa reconhecer que estas Eras são
sucessivas e maiores que as anteriores.
ü Devemos reconhecer também que dentro de algumas destas
Eras há períodos de tempos menores. Ex: tempos, tempos determinados, dias,
semanas, meses, anos, dia do Senhor, anos do jubileu, sábados de semanas,
festivais e anuais, os últimos dias, o tempo do fim.
ü Este princípio precisa ser usado com os Princípios da
Eleição e da Divisão Étnica.
D.
Demonstração:
Ef
3:10,11 – “Para que agora, pela Igreja, a
multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos
céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor.”
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